-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 60 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: CIN, MUNDOTEL, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no embasamento de num moderno complexo habitacional nas Laranjeiras, esta loja gourmet está integrada num núcleo de diversos serviços comerciais. Embora localizada num espaço de 60m2, relativamente exíguo para o ambicioso programa pretendido, chegou-se a uma solução que resolveu de forma pragmática e eficiente o desafio colocado. Tratando-se de um tema em expansão, o das lojas gourmet, pretendia-se um projeto que se destacasse deste estereótipo. Para alem de uma seleção variada de produtos gourmet a outra ideia forte era a dos jantares de degustação confeccionados por um chef convidado. Era, pois, necessário conciliar dois programas num espaço único.
Definiu-se a planta sobre a profundidade agrupando lateralmente os armários de refrigeração e exposição lado a lado com os de arrumação. Revestiram-se estes elementos laterais a madeira de cerejeira, sublinhando assim a profundidade do espaço e conferindo um ambiente quente, acolhedor e homogêneo. Em contraste com o aspecto quente da madeira aplicou-se um tampo de pedra lioz sobre uma longa mesa comunitária que ocupa quase toda a profundidade do espaço e que serve também de expositor. Encabeçando esta mesa encontra-se a zona da caixa registadora/bar, tal como um púlpito todo revestido também na mesma pedra lioz, pontuando assim a extremidade do espaço. Um rasgo numa das paredes de madeira de cerejeira permite criar comunicação visual com a cozinha nomeadamente para a zona de confecção, de forma a promover eventos do tipo “show-cooking”.
O teto-falso constitui uma parte importante do projeto pois o desenho em “vigas de luz” perpendiculares ao sentido longitudinal do espaço, oferece uma iluminação ambiente, ténue e indireta, própria de um espaço de estar e de degustação. As vigas transversais servem também para quebrar e para travar o atravessamento do espaço. A orientação das vigas induz igualmente o cliente na direção visual dos produtos expostos nas paredes laterais. Por outro lado, as linhas de luz marcam ritmo e chamam a atenção do transeunte, de forma discreta, sobre o interior da loja, já ao entardecer do dia.